sexta-feira, 20 de julho de 2012

#CFMAP: Oficina de Chá na Unidade.

Nossa segunda oficina foi realizada no dia 20.07.2012 no nosso horto.
A instrutora Silvia nos ensinou as várias maneiras de se preparar um chá que eu vou descrever a seguir:

Infusão: Neste processo, os chás ou infusos são preparados juntando-se água fervente sobre os pedacinhos de erva na proporção de uma xícara (das de chá) para 8-10g da planta fresca ou 4-5g da planta seca. Mistura-se tudo por um instante, cobre-se e deixa-se em repouso por 5 a 10 min.

Decocção ou Cozimento: Colocar a planta na água fria e levar a fervura. Este método é indicado quando são utilizadas partes duras, como cascas, raízes e sementes.

Maceração: Colocar a planta amassada ou picada, depois de bem limpa, mergulhada em água fria, durante 10 a 24 horas, dependendo da parte utilizada. Folhas, sementes e partes tenras ficam de 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes s duras , de 22 a 24 horas. Apos tempo determinado coa-se.










Participaram da atividade deste dia algumas pessoas da academia carioca, e algumas crianças que fazem parte do Projeto Bandeirantes  Já , sob a direção da nossa parceira Débora. Elas adoraram a atividade e disseram que querem participar mais vezes!

# CF : Plantas Medicinais e Fitoterápicas.

Horto Maury Alves de Pinho

Com intuito de educar a população da comunidade , foi implantado na Clinica Maury Alves de Pinho  um núcleo de plantas medicinais e fitoterápicos, com atividade de 15 em 15 dias com os usuários da clinica, onde eles aprendem o manejo e cultivo das plantas medicinais.
Dia  06.07.2012, foi realizada uma oficina envolvendo profissionais da unidade inclusive.
  A oficina de plantação de mudas por estacas, dado pela  instrutora Silvia da Fazenda Modelo  nos ensinou como produzir mudas a partir de uma planta mãe e a aula foi  muito produtiva, entre diabéticos, academia carioca, idosos e hipertensos  compareceu também outras pessoas de comunidades  vizinhas interessadas no projeto.








sábado, 14 de julho de 2012

#CF : Certificado de Reconhecimento dopo Cuidado com Qualidade de Vacinação.

No dia 07 de junho a Clínica da Família Maury Alves de Pinho recebeu o certificado de reconhecimento do cuidado com qualidade de vacinação. Na cerimonia, realizada pela SMSDC, foi entregue a gerente Luciana Janeiro uma placa certificando a unidade. O critério de certificação foi a cobertura vacinal e visita técnica na sala de vacina. A equipe Maury Alves de Pinho esta muito satisfeita com o resultado alcançado em 1 ano e 4 meses de trabalho. Parabéns !

quinta-feira, 12 de julho de 2012

#CF : Capacitação VitahisCare.

Para capacitar os funcionários da equipe Maury Alves de Pinho foi realizado um treinamento nos dias 09,10 e 11do nosso prontuário eletrônico VitahisCare , onde aprendemos novas informações sobre o programa com aulas de 08:00 ao 12:00, o instrutor Rômulo com muita paciência e carisma nos orientou a alimentar o sistema. O VitahisCare, foi criado por uma empresa portuguesa e tem como objetivo de armazenar  as informações dos pacientes da Clínica em prontuário eletrônico, muito mais útil e sofisticado. Todos os dados  clínicos do usuário ficam armazenado nesse sistema. Por isso é tão importante o nosso treinamento.



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Saúde-Escola: Unidas em prol da saúde de Crianças e Adolescentes.

11/07 - Ação sobre a criança e o adolescente. Nesta ação falamos sobre os direitos e os deveres que eles tem na vida e na sociedade, conversamos com todos para saber a visão deles sobre o assunto e através de suas respostas falamos na linguagem deles os direitos e deveres. Mostramos a eles que nossa vida é uma via de mão dupla se temos direitos <--> temos deveres. A atenção deles foi maravilhosa.





quarta-feira, 4 de julho de 2012

#CFMAP: Campanha do Preventivo 2012

Iniciou no dia 02/07/2012 a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, mais conhecido como preventivo.

O objetivo desta campanha é estimular que mais  mulheres, em idade fértil e vida sexual ativa, possam realizar este exame, para observação de alterações de células no colo do útero.Ele é um instrumento para se detectar, precocemente, possíveis situações que envolvam o câncer e com isso reduzir o número de mortalidade de mulheres em situação de câncer.

 Na Clínica da Família Maury Alves de Pinho, contamos com o apoio das profissionais de cada equipe para realizar este exame, à tempo e hora que a paciente chegar: contamos com as médicas e enfermeiras para uma coleta, precisa e confortável à paciente.

 Os benefícios desta campanha é, além de estimular que mais mulheres tenham acesso à unidade de saúde, é dispor de "portas abertas" e fortalecer o vínculo, para que possamos vincular mais informações sobre sua situação de saúde.

Para a realização do exame de papanicolau é simples: basta a mulher se apresentar a unidade, trazendo consigo o documento de identidade que, rapidamente, os procedimentos são realizados. Pedimos também que, se possível, esta mulher se apresente com três dias sem nenhum contato na área vaginal e após cinco dias do seu período menstrual.

 Se interessou? Entre em contato conosco: 3410-8572 e/ou procure pelo seu agente comunitário de saúde.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Equipe Horizonte - Grupo de Gestantes

Foram realizados 3 reuniões para este grupo com gestantes do 1º, 2° e 3° trimestre. Nestes encontros foram tiradas dúvidas, falamos sobre as mudanças que acontecem com o corpo da mulher, suas dificuldades e prazeres na gestação. O resultado foi proveitoso e edificante para todos que estiveram presentes em todos os encontros.




Arraia da CFMAP

No dia 28 de junho de 2012, realizamos a nossa festa junina aqui na unidade, com a presença de mais ou menos 200 pessoas. Os alunos da Academia Carioca estiveram presentes na sua maioria juntos com os usuários que também foram convidados, a comida foi farta e a quadrilha brilhante.









domingo, 1 de julho de 2012

Orientação sobre Diabetes Mellitus e o uso da insulina

No dia 29/06/2012 às 09:30hs, no espaço do Consultório Bandeirantes na Clinica da Família Maury Alves de Pinho, foi realizada uma ação com orientações aos pacientes que estão em situação de diabetes mellitus sobre o uso da insulina.

Nesta ação contamos com a presença da Farmacêutica Cássia que, prontamente atendeu ao convite da equipe, juntamente com a Drª Libânia, para orientar aos nossos usários como usar a insulina em seu dia-a-dia, com segurança e cientes dos cuidados que deverão ter com o medicamento, seja no uso e/ou no armazenamento.

Foi um momento agradável e de esclarecimentos, pois alguns pacientes faz uso ou mesmo têm parentes e amigos que também estão nesta situação e desconheciam a forma como usar e armazenar o medicamento.


É importantíssimo orientar ao paciente sobre a situação de saúde-doença que se encontra e também orientá-lo, de forma a estimular sua autonomia, a forma como ele conduzirá este processo, em seu dia-a-dia, sabendo manejar bem o uso dos recursos disponíveis.

 Isso é saúde sustentável.

#CFMAP: Academia Carioca no Espaço Lonier


Aconteceu no dia 25/06/2012 pela manhã, uma alternativa à saúde com prática de exercícios e alimentação saudável promovida em parceria com o Espaço Lonier e Academia Carioca da Clinica da Família Maury Alves de Pinho, ambas sediadas em Vargem Pequena.

 O professor Mozart Dante e companhia ocuparam o Espaço Lonier, com muita energia e disposição, apesar da chuva, para usufruirem de uma manhã bem agradável, entre amigos e muita diversão.


 Neste dia a Academia Carioca marcou presença com os alunos do horário da manhã que apoiaram a iniciativa de fazer exercicios e realizar alimentação saudável em um ambiente diferente.

O Espaço Lonier é uma área residencial em Vargem Pequena que dispõem de espaço para festas, piscinas, entre outras alternativas.

Segundo o professor Mozart Dante a função da academica carioca é inclusiva. É prestar apoio na saúde, mas também no aspecto social promovendo aos seus alunos uma ampla visão do que tange à qualidade de vida.

 Alguns pacientes prestaram depoimento falando sobre os benefícios que a Academia Carioca tem realizado em suas vidas. Para a usuária Lúcia Pereira, moradora da área da Equipe Coroado, " a academia carioca me faz me ver como pessoa. Antes eu não era Lúcia. Eu era apenas dona de casa e só pensava em família. Hoje penso mais em mim". Para o usuário Sérgio Lessa, da área do Coroado, " a clínica da família tem produzido muito bem estar a ponto de deixar de caminhar com muletas e hoje já caminhar sozinho". Estes são alguns dos depoimentos dos usuários que viram e vivenciam os benefícios da prática de exercícios e nutrição saudável em sua vida.

 Para Maria José, também usuária da Equipe Coroado, o preparo dos alimentos é fundamental. Para ela é de suma importância lavar muito bem os alimentos e deixá-los de molho em uma fusão com água filtrada e um pouco de água sanitária para exterminar as bactérias antes de colocar os alimentos na geladeira".

Para nós enquanto Unidade de Saúde, a qualidade de vida e bem estar precisam ser braços e pernas que estejam lado a lado dos usuários para que eles se sintam motivados e queiram estender estas práticas por geraçõess. Isso é saúde sustentável.

 Para quem se interessou em ver a motivação desta galera, assista o vídeo abaixo: